sexta-feira, 1 de abril de 2011

Exercícios sobre Roma

1) Leia as afirmativas sobre a República Romana (509-27 a.C.).
  1. Nos primeiros tempos da República, a sociedade era composta por apenas dois setores: os patrícios e os escravos.
  2. Os escravos, pouco numerosos no início da República, cresceram numericamente com as guerras de conquista.
  1. Entre as funções públicas em Roma, havia os cônsules, os pretores e os tribunos da plebe.
  2. Em 494 a.C., plebeus rebelados se retiram para o Monte Sagrado, ameaçando fundar outra cidade se não tivessem, entre outras reivindicações, o direito de eleger seus próprios magistrados. 
  1. Com o expansionismo romano e as suas conquistas territoriais, houve um grupo especialmente beneficiado: os plebeus, que passaram a vender trigo para os povos dominados.
São corretas as afirmativas
a) I, II e III, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) II, III, IV e V, apenas.
d) III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV, V.

2) Leia o texto a seguir e responda à questão 1.

Texto I
Lucius Aurelius, liberto de Lucius César, Nicomedes, chamado também Ceionius e Aelius; foi criado de quarto de Lucius César e preceptor do divino Verus imperador; foi distinguido pelo divino Antonino com o cavalo público e com o sacerdócio de Caenina, bem como com o pontificado menor; foi feito por este mesmo imperador procurador da pavimentação das ruas e prefeito dos veículos; foi encarregado pelo imperador Antônio Augusto e pelo divino Verus do abastecimento do exército e ganhou uma lança pura, um estandarte e uma coroa mural; procurador das contas municipais; está enterrado aqui com sua mulher Ceionia Laena.

(Inscrição Funerária. Roma. Século II d.C. In: CARDOSO, C. F. Trabalho compulsório na Antiguidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p.138.)

É correto afirmar que o texto
a) representa o quotidiano de um aristocrata rural empobrecido e que se tornou funcionário público para sobreviver, indicando uma mobilidade social descendente, o que comprova a seletividade das castas militares na Roma Antiga.
b) descreve as funções públicas que um homem livre pobre exerceu ao longo de sua vida, evidenciando que este se tornou rico e poderoso, o que comprova a dissolução das antigas castas da sociedade imperial.
c) trata de um ex-escravo que deixou registrado em seu epitáfio o processo de ascensão econômica e política pelo qual passou ao longo de sua vida, o que comprova a existência de um processo de mobilidade social na Roma imperial.
d) descreve o quotidiano de um nobre pertencente à aristocracia, cujas atividades principais durante a República eram a guerra e o comércio o que comprova a impermeabilidade dessa casta aos novos ricos vinculados às atividades agrícolas.
e) representa o dia-a-dia de um homem pobre que, ao longo de sua vida, trabalhou como funcionário público, o que comprova a eficácia da mobilidade social na Roma republicana.

3) (UNICAMP) Se Roma existe, é por seus homens e seus hábitos. Sem nossas instituições antigas, sem nossas tradições venerandas, sem nossos singulares heróis, teria sido impossível aos mais ilustres cidadãos fundar e manter, durante tão longo tempo, a nossa República.

(Cícero. "Da República". Os Pensadores, v. 5. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 184 – Adaptado.)

a) Nomeie e caracterize uma das instituições políticas da República Romana (509-31a.C.).
b) A expansão, ocorrida durante a República, fez com que os romanos tivessem contato com o mundo helenista e incorporassem alguns de seus costumes e tradições. O que foi o helenismo e qual foi sua importância na Roma republicana?

Um comentário:

  1. Oi galerinhaaaa.

    Olhem esse site (um bilhão de exercícios sobre Roma ) : http://historiaon.files.wordpress.com/2009/08/roma-dissertativos-e-objetivos.pdf


    Beijinhos!

    ResponderExcluir