sábado, 5 de março de 2011

Exercícios - Escalas Termométricas

Dica: Não esqueçam de usar as relações dadas. Se não lembrarem das fórmulas não se esqueçam de deduzi-las da mesma forma que fizemos.

01) (UEL PR/Janeiro)
Quando Fahrenheit definiu a escala termométrica que hoje leva o seu nome, o primeiro ponto fixo definido por ele, o 0ºF, corresponde à temperatura obtida ao se misturar uma porção de cloreto de amônia com três porções de neve, à pressão de 1atm. Qual é esta temperatura na escala Celsius?

a) 32ºC
b) 273ºC
c) 37,7ºC
d) 212ºC
e) –17,7ºC

02) (Unifor CE/Janeiro)
Uma certa massa de gás perfeito sofre uma transformação isobárica e sua temperatura varia de 293K para 543K. A variação da temperatura do gás, nessa transformação, medida na escala Fahrenheit, foi de:

a) 250°
b) 273°
c) 300°
d) 385°
e) 450°

03) (Mackenzie)
Um profissional, necessitando efetuar uma medida de temperatura, utilizou um termômetro cujas escalas termométricas inicialmente impressas ao lado da coluna de mercúrio estavam ilegíveis. Para atingir seu objetivo, colocou o termômetro inicialmente numa vasilha com gelo fundente, sob pressão normal, e verificou que no equilíbrio térmico a coluna de mercúrio atingiu 8,0 cm. Ao colocar o termômetro em contato com água fervente, também sob pressão normal, o equilíbrio térmico se deu com a coluna de mercúrio atingindo 20,0 cm de altura. Se nesse termômetro utilizarmos as escalas Celsius e Fahrenheit e a temperatura a ser medida for expressa pelo mesmo valor nas duas escalas, a coluna de mercúrio terá altura de:

a) 0,33 cm
b) 0,80 cm
c) 3,2 cm
d) 4,0 cm
e) 6,0 cm


Gabarito:
01) - E
02) - E
03) - C


Lembre que o mais importante é a resolução e não o resultado. Com bastante treino os resultados aparecerão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário