sábado, 12 de março de 2011

Eras Geológicas e Geomorfologia Brasileira

Eras Geológicas

Geralmente ao estudar geografia nos deparamos com questões que abordam períodos antigos e recentes. Mas o que é recente e antigo nos parâmetro geográficos?
Certamente a abordagem em relação ao tempo pelos geógrafos é completamente diferente daquela utilizada pelos historiadores, pois falar do surgimento de rochas é diferente do que falar do surgimento de civilizações. Para isso dividimos a história do nosso planeta em quatro grande eras:

Pré Cambriano:  Período que compreende 80% da história geológica da Terra. Dividido em duas eras: Arqueozoica e Proterozoica.
                Arqueozóica: Formação da crosta terrestre, onde surgem os escudos cristalinos (Rochas ígneas [magmáticas] e metamórficas geradas em região de tectonia estável) sendo elas as formações mais antigas do relevo
                Proterozóica: Inciado há pelo menos 2,5 bilhões de anos e findando-se há 550 milhões de anos. Caracterizado por grande atividade vulcânica que levou o magma do interior da Terra para a superfície, dando origem as grandes jazidas de minerais metálicos, como o ouro, o manganês e o ferro.  Foi durante esse período que houve acúmulo de oxigênio na atmosfera, possibilitando o surgimentos de vidas pluricelulares.

Paleozóica: Compreendido entre 550 milhões e 250 milhões de anos atrás, caracteriza-se pela formação de grandes cadeias montanhosas, como os Alpes Escandinavos e pela formação de rochas sedimentares e metamórficas, além de florestas, regiões glaciares e o surgimento de insetos e répteis.

Mesozóica: Iniciada há 250 milhões de anos é marcada pelo intenso vulcanismo e derramamento de lava nos oceanos, o que gera a formação de ilhas. O processo de sedimentação do solo marinho iniciado nesse época deu origem as nossas atuais jazidas de petróleo além do mais a Pangeia começou a separar-se e os grandes répteis apareceram (Dinoussauros) assim como os primeiros mamíferos e as flores nas plantas.

Cenozóica: Dividido em dois momentos:
                Terciário: Intenso movimento das placas originando os dobramentos modernos, como  os Alpes Suíços, o Himalaia e os Andes. Nessa era ainda surgiram as aves, várias espécies de mamíferos e os primatas.
                Quaternário: Era iniciada há um milhão de anos e que compreende as grandes glaciações a atual disposição dos continentes e o surgimento dos homens.



Vale citar que há uma discussão entre os geógrafos que buscam criar uma nova era geográfica, dando como marco para ela a Revolução Industrial, devido as grandes mudanças que o mundo vem sofrendo desde esse evento.



Geomorfologia Brasileira

                Tendo as características de um território antigo e bastante diversificado, a geoformologia brasileira nasce de modo para que se possa estudar de modo detalhado as origens e as diferenças presentes no solo brasileiro, sendo conhecido por ser formado de desdobramentos antigos gerados em sua grande maioria durante o período do Paleozóico. Sendo assim, o Brasil por se assentar em um território estável é pouco suscetível a terremos e a erupções vulcânicas. Por todo o país é difícil observar altitudes maiores que 2000m além de uma intensa presença de rios. Para que se pudesse obter um maior detalhamento do solo brasileiro, fora proposto diversas vezes pelos governos a elaboração da divisão do Brasil em unidades de relevo, saindo de oito na primeira divisão em 1940 e chegando a 28 no estudo realizado em 1990 por Jurandyr Ross.  

Confiram abaixo as principais divisões do relevo brasileiro. A de Jurandyr Ross é a mais completa e a mais ‘correta’, contudo a de Aziz Ab’ Saber é ainda bastante utilizada:











Nenhum comentário:

Postar um comentário